Main Menu

Random Picture

Last.fm

Links

      @ Facebook

      @ Last.fm


RSS Feeds
Blog: 
Photos: 

Firefox

Linux para seres humanos, ainda não…

Domingo, 20 de Janeiro de 2008

Para os entusiastas do Linux, talvez este tópico seja manjando ou talvez alguns mais extremistas comentem esbravejando.

O fato é que se o Linux quer competir nos computadores pessoais, muito esforço tem sido desperdiçado na direção errada.

Desde que conheci o Linux em 1999, lá se vai quase uma década, aquilo que parecia certo, ao menos por enquanto não me parece mais tão certo.

Entre os principais motivos acredito estarem a falta de interesse comercial e falta de padrões. Empresas de grande porte sempre pagarão por suporte, seja este embutido ou não no preço do produto. Para estas o futuro do Linux está garantido.

Mas e o usuário final? Este definitivamente não pagará para ter seu computador funcionando com algo que é prometido de graça. Aliás, nem seria do interesse das grandes empresas por trás de distribuições do Linux oferecer suporte para usuários leigos. O preço teria que ser muito alto pois a cada atualização do sistema, todos os usuários leigos lotariam as linhas de teleatendimento para resolver seus problemas.

Me parece que falta norte, união, comunicação, organização, padronização, [insira seu adjetivo aqui], para a(s) comunidade(s) Linux.

Eu, sinceramente, gostaria de ver o Linux popular, mas cansei da bagunça generalizada que é a maioria dos projetos de software livre, quanto mais livre, pior. Não estou pregando que todo software tem que ser pago, mas os projetos de software livre que tenho visto fazerem mais sucesso, geralmente são aqueles que têm uma empresa eficiente por trás, e portanto de uma forma ou de outra com interesse financeiro no projeto. Afinal, como já sabemos, “não há almoço de graça” e quem acredita nisto só pode ser lunático.


edu @ 23:58 · · Comments?

Author: Comment:
There are no comments yet. Be the first!

Post comment
Name:
Comment:
(Type links as plain text)
Are you real?
 



 
Design by Astron Comunicação