Main Menu

Random Picture

Last.fm

Links

      @ Facebook

      @ Last.fm


RSS Feeds
Blog: 
Photos: 

Firefox

Scrobbling Your iPod

Domingo, 14 de Maio de 2006

Não costumo escrever “artigos técnicos”, mas aí vai um que vai ajudar meus amigos e quem mais chegar aqui.

Se você não sabe o que é Last.fm (AudioScrobbler) e/ou não sabe o que é iPod, acho que isto não vai te interessar muito ;)

Update: o AudioPod mudou de nome para LastPod e agora se encontra aqui

Estou postando 1 dia após meu iPod ter passado por uma EQM (Experiência de Quase Morte), mas não chegou ao extremo de desencarnar, consegui trazê-lo de volta antes disto. Se o seu iPod nunca travou, saiba que isto (com o perdão do clichê), pode acontecer com qualquer um, e esta página explica como proceder com os primeiros socorros. Teria sido um alívio imediato saber disto antes desta experiência traumática!

Enfim, vamos ao que interessa.

Quando comecei a usar iPod me disseram que não tinha como mandar o que você escuta nele pro last.fm, por cerca de um mês acreditei neste mito. Mas o fato é que tem como mandar, e não é muito difícil.

Primeiramente as duas opções recomendadas no site da própria last.fm:

YamiPod, é uma idéia bem interessante, multiplataforma, cuja função seria substituir o iTunes, nele você mexe diretamente no iPod, tudo que é alterado nele já “está valendo”.

Problema 1: É muito lento pra abrir pois não tem um banco de dados local, cada vez que conecta o iPod ele lê as tags de TODAS as músicas pra montar sua lista. Pra um iPod até 4GB pode ser viável, testei com o meu carregado com pouco mais de 30GB e achei inviável.

Problema 2: Tem dois bugs no envio de músicas pra last.fm, o primeiro é que você tem que conectar o iPod então ele vai pegar a lista das recentemente ouvidas, porém não envia pro last.fm neste momento. É preciso fechar ele e abrir novamente (lentidão x2), daí ele manda, é interessante pois mantém um histórico de todas as músicas enviadas. Mas ainda tem o outro bug, não envia as 10 últimas músicas ouvidas.

Jscrob2, é um plugin pro iTunes, seria perfeito se funcionasse e tivesse mais informações sobre o que vai enviar e/ou já enviou. O problema dele é que manda cerca de 30% do que você ouve apenas, não consegui descobrir o padrão de quais ele ignora e quais manda.

Bom, saindo destas opções caí no google e facilmente me deparei com o AudioPod, um software específico pra enviar pro last.fm, não faz nada além disto. Ao conectar o iPod e rodar o AudioPod, este mostra corretamente todas as músicas ouvidas desde a última sincronização e também envia corretamente todas elas. Parece o céu depois das experiências “oficiais”. O AudioPod é feito em Java, portanto o mesmo precisa estar instalado no seu micro.

Resolvido o problema inicial de encontrar algo que funcione corretamente, tem algumas coisas que é preciso saber.

Eu fiz praticamente todos os testes possíveis pra saber quando uma música é contabilizada e quando não, e descobri que é bem simples.

- O iPod marca uma música como ouvida quando esta atinge o fim, esqueça a história de ter ouvido pelo menos 50% da música ou 240 segundos, também não é verdade que precisa ouvir do início ao fim, basta chegar ao fim não importa se você deu pause, desligou o iPod depois voltou, correu parte da música ou toda ela em qualquer direção (sim, você pode até passar a música inteira pra frente, ao atingir o fim vai contabilizar). Portanto pular uma música antes desta atingir o fim significa que não contabiliza, o resto você pode fazer o que quiser.

- A data/hora do seu iPod devem estar corretas. Também devem estar corretos a data/hora e timezone do seu micro. Pequenas diferenças não vão gerar transtornos, mas se algo estiver muito fora, pode ter problemas devido ao mecanismo de anti-SPAM do last.fm.

- Para uma música ser enviada ao last.fm, deve constar o horário que a mesma foi ouvida. O iPod só guarda o horário da última vez que você ouviu determinada música, portanto somente a última será enviada. Resumindo, se você ouvir duas vezes a mesma música antes de sincronizar com o last.fm, ela só será enviada uma vez, não há o que fazer quanto a isto, a não ser variar o cardápio e sincronizar tão frequentemente quanto possível. No meu caso o médico prescreveu sincronização uma vez ao dia ;)

- O AudioPod lê de um arquivo de músicas recentemente ouvidas que fica no seu iPod. Você não deve abrir o iTunes antes de sincronizar, também deve ter habilitado seu iPod pra funcionar como um disco normal. Se tiver habilitado a opção de abrir automaticamente o iTunes ao conectar o iPod, esta é a hora de desabilitá-la.

- Se você ouvir uma música no computador (entenda, enviar pro last.fm) antes de sincronizar o iPod, não vai ser possível enviar as músicas que foram ouvidas no iPod, pelo fato de que não é possível enviar uma música com data anterior à última enviada. Este é o impiedoso mecanismo de anti-SPAM do last.fm ;)

Para enviar suas músicas:

- Conecte o iPod.
- Abra o AudioPod, espere ele carregar a lista e clique em submit tracks.
- Feche o AudioPod e abra o iTunes.
Este último passo é necessário, pois o AudioPod (pelo menos por enquanto) não passa a lista das últimas músicas ouvidas para o banco de dados permanente do iPod, se não abrir o iTunes pra fazer isto, da próxima vez que abrir o AudioPod as músicas aparecerão novamente para serem enviadas, e serão barradas pelo já famoso, mecanismo anti-SPAM.

O AudioPod é bem simples de configurar e usar, boa parte do que falei aqui está no site deles também.

Meus testes foram feitos em Windows com:

- iPod Vídeo com a versão 1.1.1 do software (de 23/03/2006).
- iTunes 6 com Jscrob2-1.9
- YamiPod 0.99.1
- AudioPod 1.80

Foi um alívio voltar à vida “social” da last.fm :)
Boa parte do que ouço hoje foi recomendação de lá, portanto é bom manter seus “gostos” atualizados pra receber boas recomendações.

By the way, meu profilé na last.fm é este.


edu @ 17:06 · · 9 Comments

Author: Comment:
dan.zero

Buenas!

Gostei do artigo. E agora eu to pensando onde eu posso descobrir como mandar o que eu ouço no meu palm pro lastfm. rs!

Abs!!!

16.05.2006 09:50:37
Umberto

Muito bom o artigo. E você ainda usa uindous?!

06.06.2006 18:25:06
Eduardo

Pior que tô usando esta porcaria de uindools, qdo comprar meu lap retorno ao Linãx.

12.06.2006 20:35:47
Maria

Nuum tá carregando as tracks, e eu só ouvi uma!

15.05.2007 21:38:02
Claudio Miranda

audioscrobbler addicted !

22.06.2007 01:02:56
Berserk

eu naum uso o itunes… mexo no meu ipod nano com um plug-in pelo winamp.
sera q funfa? o yamipod num funfou

06.09.2007 04:26:16
alexandre maia

Tava pesquisando agorinha como mandar minhas músicas pro Last.fm, porque escuto muita coisa com o iPod desconectado, e muitas vezes (como agorinha) escuto-o sem o plugin da Last.fm (aqui no meu trabalho).
Quando chegar em casa vou experimentar o Audiopod e o Scrobblepod que vi sendo sugerido no euPodo.com.br.

04.03.2009 11:03:56
Rafael

É, ainda não é o que eu quero… eu passo o dia ouvindo música pelo iPod, e só volto pro pc no fim do dia. É aí que eu gostaria que ele pegasse os números das músicas. Mas para começar, ele teria que entender que eu já ouvi uma música x umas 30 vezes…
Mas a ajuda já é motivadora. Vou continuar esperando antes de entrar nessa…

28.12.2010 18:23:00
@thisislab

Temos um pequeno problema! Parece que com essa nova atualização do iTunes (10) nem o plugin da lastfm, nem o last pod, estão identificando as músicas. Faz já algum tempo que eu estou sofrendo com isso… aguardo a solução, se possível (:

27.03.2011 14:28:09

Post comment
Name:
Comment:
(Type links as plain text)
Are you real?
 



 
Design by Astron Comunicação